Apartir deste mês nós estaremos postando algumas atividades descritas no material de Helia Mª Barroso Braga, LEITURA E ESCRITA: Da sala de aula ao laboratorio de informática da escola.
Atividade 1
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HISTÓRIA
O trabalho de construção coletiva de um texto ajuda os alunos de séries iniciais a interagir, realizando ações de pensamento cada vez mais complexas. 0 papel do grupo, na formulação de uma história, é justamente o de ampliar os níveis e os limites da competência narrativa, já que para narrar é preciso que os alunos organizem os dados em uma determinada ordem, que recuperem ações passadas e antecipem, algumas outras, futuras. E nesse caso, as noções de espaço e tempo precisam ir se desenvolvendo e se compondo pouco a pouco.
O fato de produzir coletivamente não invalida a produção individual de relatos que se mostram fundamental no processo, por ser o reflexo da vida cultural e social do aluno.
CONSTRUINDO, COLETIVAMENTE, UMA HISTÓRIA NA ESCOLA
O professor deve explicar aos alunos de séries iniciais em que consiste um trabalho interativo de produção de texto, sem esquecer de salientar a importância da criação individual.
Para realizar o exercício, o professor organizará os alunos em grupo e ficará, durante todo o tempo, ajudando-os a superar dificuldades:
Os alunos escolhem revistas em uma sala de leitura;
Recortam figuras diversas;
Montam cenas coerentes com os recortes;
Conversam sobre a possível história que as cenas devem revelar;
A partir daí, os alunos, ainda em grupos:
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Completa-se a atividade, os estudantes digitando as produções no editor de texto e fazendo os desenhos no Paint (ou programa equivalente). Em seguida, utiliza-se o editor de slides (PowerPoint ou Impress) para montar um livro virtual. As dúvidas sobre questões de Língua Portuguesa podem ser retiradas no site dos professores Pasquale www.uol.com.br/linguaportuguesa, Cláudio Moreno www.sualingua.com.br ou www.portugues.com.br .
.